NOTICIAS SOBRE A BAIXADA.

domingo, 5 de dezembro de 2021
CAMPANHA CERTEIRA
A ONG AGANIM DIRETIOS HUMANOS CENTRO SOCIAL FUSÃO, AMEPA, ODS MESQUITA, COMCAUSA,PROGRAMA DE DST/AIDS DE MESQUITA E NOVA IGUAÇU E SIDNEY BOOK MODELOS fea campanha de prevenção a IST's/Aids e a Covid por meio de de prevenção do HIV/Aids por meio da testagem e distribuição de preservativos masculinos,femininos, informativos, alcool gel, mascaras e shol de hip hop com Peta Soares, Wso e Jk do Cpx e mais Julyanna Barbosa, a mulher banana esse evento foi na Praça Elizabeth Paixão em Mesquita e depois a AGANIM fez na Praça Rui Barbosa em Nova Iguaçu, com a presença de assessores do presidente da Camara de vereadores de Mesquita, Sancler Nininho.
A campanha vaiseguir até o fim de dezembro a testagem de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) está disponível nas clínicas da família e os centros municipais de saúde ao longo de todo o ano, e o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A pessoa com diagnóstico de HIV/Aids pode levar uma vida saudável se a infecção estiver controlada.
A programação inclui ainda orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e covid-19 e está sendo feita a testagem rápida de HIV com fluido oral e distribuição de autoteste do HIV.
Ainda para chamar atenção para o tema aconteceu intervenções artísticas e políticas contra o preconceito, pela dignidade de quem vive com HIV e por campanhas de prevenção, informação e uma assistência qualificada e universal.
O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1º de dezembro de 1988. A data é um marco na luta contra o HIV e Aids. Em várias partes do mundo há atividades e iluminação em vermelho simbolizando a renovação do compromisso na luta e no enfrentamento da doença.
Para o Presidente da ONG AGANIM, Neno Ferreira, passados tantos anos ainda há estigma e preconceito. “O Brasil, que já foi considerado um exemplo de enfrentamento da epidemia alguns anos atrás, hoje é um país onde praticamente não se fala mais do tema. O que a gente vê é uma juventude desinformada, que não tem percepção do risco do HIV e nem de outras infecções sexualmente transmissíveis. A gente vê aumento de casos que não deveriam acontecer e poderiam ser evitados através de campanhas e orientação de informação. Sou de uma época que nos anos 80 e 90, a gente tinha cartaz e informação em todos os lugares. Hoje não tem mais. Não há informação e com toda a tecnologia que existe hoje. É um absurdo o número alto de casos entre os mais jovens. Não faz sentido”, contou em entrevista à Agência Brasil.
Neno disse que a intenção de promover atos e atividades neste dia é para chamar atenção para o combate à aids. “A gente consegue sensibilizar as pessoas, que param aqui na praça, fazem teste, recebem material. O trabalho é satisfatório, mas não adianta se não houver do poder público um interesse para que essas campanhas como a nossa se multipliquem e ocorram todo o tempo. Amanhã as pessoas esquecem e o jovem que pegou material aqui com a gente hoje pode ser que já não esteja mais com vontade de passar essa informação para outras pessoas”, afirmou.
A turma bonita do fotografo Sidney Book vestiram-se de papai noel e mamaes noel e distribuiram itens de prevenção por toda a cidade.