NOTICIAS SOBRE A BAIXADA.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
O grupo percussivo Maracatu Tambores de Iguassú
Resulta da união do apito (maestro) e batuqueiro, Gabriel Brum, no Maracatu de Baque Virado desde 2009, e da Catirina (dançarina), produtora cultural, batuqueira e pesquisadora da Cultura Popular, Zany Nascimento, que iniciou sua trajetória artística em 2018.
No início de 2021, com o arrefecimento da pandemia, Zany Nascimento e Gabriel Brum, saudosos do maracatu, começaram a promover encontros de brincantes em Nova Iguaçu/RJ, daí saiu a ideia de montarem um grupo percussivo e de estudos de Maracatu de Baque Virado, núcleo do que se tornaria o Maracatu Tambores de Iguassú.
Em 2022 foram convidados pelo Instituto de Tradições Nordestinas e Populares para ministrar as Oficinas de Maracatu de Baque Virado pelo projeto Olhar Nordestino, a experiência foi tão bem-sucedida que deu corpo e visibilidade ao projeto e seu nome foi oficializado.
O grupo realiza desde então oficinas 100% gratuitas , abertas à comunidade, e apresentações de Maracatu de Baque Virado em projetos sociais, praças, escolas e Ongs, como Patronato e Casa e Amor São Batista, entre outros.
Em 2025, pelo quarto ano consecutivo, o Maracatu Tambores de Iguassú estará participando do Projeto Olhar Nordestino dando oficinas de Maracatu Nação - percussão, canto e dança, além de apresentar seu Segundo Cortejo Anual de Carnaval, com data marcada para 22/02/25, em pleno Calçadão de Nova Iguaçu.
E para somar ao projeto a empresa Tambores Produções e Eventos coordena a produção executiva.