BELFORD ROXO - A prefeitura do município também está fazendo um choque de ordem na parte cultural da cidade. O setor está passando por diversas transformações com objetivo de facilitar para o povo belforroxense o acesso à arte e a cultura.
O trabalho de reestruturação começou em março deste ano com a troca do secretário responsável pela pasta. Adriano de Oliveira assumiu o posto com propósito de rever a parte cultural na cidade, e conseguiu em três meses mudar muita coisa. Ele expandiu as parcerias e projetos culturais, reativou a biblioteca, o teatro, colocou diversas oficinas para funcionar e elaborou uma agenda cultural mensal.
Além disso, levou para a Casa de Cultura da cidade uma série de melhorias. O espaço ganhou pintura nas paredes, climatização e nova iluminação. O mesmo foi reestruturado para oferecer mais opções de entretenimento para a população, como peças de teatro, shows de artistas locais e exposições.
Hoje, a Casa de Cultura também oferta gratuitamente aulas de teatro e oficinas de capoeira, zumba, música, hip hop, orquestra, violão, cavaquinho e pintura em tela. Qualquer pessoa a partir dos 12 anos pode participar gratuitamente. Basta se inscrever no local, que fica na Avenida Bob Kennedy, s/n° - Nova Piam.
Os alunos inscritos nestas oficinas estão ainda sendo preparados para representar culturalmente Belford Roxo em outros municípios.
Intercâmbio Cultural:
Uma das preocupações do novo secretário é fomentar o intercâmbio cultural entre o município e as cidades vizinhas. Para isso, já fechou parcerias com companhias teatrais de outros municípios da Baixada que periodicamente vem se apresentar em Belford Roxo. Fora isso, a Secretaria de Cultura está dando apoio cultural para eventos típicos do município e abrindo o espaço da Casa de Cultura para os movimentos sociais da cidade.
Adriano explica que sua intenção é espalhar a cultura pelo município, e que para isso, está dando uma ‘cara nova’ ao setor dentro da cidade. “Estamos motivados, abrindo nosso espaço e nosso apoio. A cultura tem que chegar para todos. Por isso vamos batalhar novos projetos e fazer funcionar o que já existe. Precisamos resgatar a cultura, valorizar os artistas e talentos dessa cidade. Eu vim para trabalhar”, frisou.
Os próximos projetos que a nova Secretaria quer trazer para a cidade são: a dança de salão para deficientes visuais e uma temporada de teatro infantil.
Divulgação: Imprensa PMBR
Fotos: Leonardo Hortêncio