NOVA IGUAÇU - Escondido no bairro Comendador Soares, em Nova Iguaçu, o Ciep Carlos Drummond de Andrade está longe de ser uma escola como as outras. A bandeira americana ao lado da brasileira na entrada é o primeiro indício. O segundo, menos aparente, é a conquista de dois alunos, que ganharam bolsa para estudar nos Estados Unidos.
Morador da Areia Branca, em Belford Roxo, Lucas Martins, de 16 anos, se prepara para cursar o segundo ano do ensino médio num colégio americano, a partir de agosto. Ele é o único do Sudeste selecionado para uma das dez bolsas do programa Global Citizens of Tomorrow (cidadãos do futuro).
— Meu professor de sociologia me avisou da bolsa e resolvi tentar. Fiquei surpreso com o resultado. Quero desenvolver o meu inglês e conhecer novas pessoas e culturas — explica Lucas, que sonha cursar relações internacionais na faculdade.
Filipe Chernicharo, também de 16, nunca tinha feito aula de inglês até entrar na escola, há um ano. Mesmo assim, conseguiu uma bolsa para passar o mês de julho aprendendo a língua.
— Nunca andei de avião. Por isso, minha tia comprou uma passagem para São Paulo para eu treinar antes de ir para fora — conta o aluno.
Orgulhosa, a diretora do Ciep, Virgínia Santos, acredita que eles são um exemplo para os outros alunos:
— Eles mostraram que é possível conseguir se houver esforço. Isso é um incentivo para todos aqui.
Via Jornal Extra
Caderno Mais Baixada