DUQUE DE CAXIAS - As casas improvisadas às margens do Rio Sarapui deixaram de ser a realidade para 500 famílias que durante anos viveram nas comunidades Dique 1 e Dique 2, em Duque de Caxias. Elas receberam nesta quinta-feira (9/4), seus apartamentos no Condomínio Volterra, no bairro Nossa Senhora do Carmo, em solenidade que teve a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Luiz Fernando Pezão e do prefeito Alexandre Cardoso e do ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
Em seu discurso, o prefeito Alexandre Cardoso falou sobre a importância do papel do governo federal para Caxias, destacando que o município vive um momento especial. “Caxias vive uma relação especial com o governo federal, que tem contribuído para a cidade em vários projetos, como os de combate a enchente e da implantação de 120 quilômetros de ciclovia”, disse o prefeito Alexandre Cardoso.
Para a presidente Dilma Rousseff, os apartamentos do Condomínio Volterra são uma forma de dar dignidade as pessoas, e destacou que Caxias receberá novos investimentos do programa habitacional. “Somente no município de Duque de Caxias, serão entregues ainda 6.500 unidades habitacionais. Ao todo, cerca de 10 mil famílias serão contempladas nesta fase do programa”, garantiu a presidente, que elogiou a parceria com o prefeito Alexandre Cardoso.
Já o governador Luiz Fernando Pezão ressaltou as mudanças que o país passou desde o governo do ex-presidente Lula que permitiu pessoas que recebiam até três salários mínimos tivessem crédito e pudessem ter um imóvel de qualidade, como os do programa Minha casa, minha vida. Vamos resolver um problema que afeta a Baixada, que é a falta de água. Já compramos 800 quilômetros de tubos. Estamos desenvolvendo uma parceria público- privada para solucionar a questão do esgoto na Baixada e São Gonçalo”, comentou.
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, revelou que a terceira fase do programa será iniciado e a expectativa é o de entregar cerca de seis milhões de moradias, até 2018, e mais 1,6 milhão este ano.
Fim do pesadelo
Primeira moradora a receber o apartamento de dois quartos, sala, cozinha e banheiro, a aposentada Heloísa Helena de Souza, 77 anos, viu chegar ao fim o pesadelo que vivia na comunidade do Dique, sempre temendo a cheia do Rio Sarapui ou a chuva. “Estou realizando um sonho. Não acreditei quando disseram que iria ter uma casa própria. Durante anos desejei ter minha casa, mas o dinheiro que consegui guardar só deu para comprar na comunidade. Agora, minha vida irá mudar. Não vou ficar preocupada com a chuva”, conta a dona de casa que mora com a neta Noemi Messias, de 16 anos.
Via; PMDC
Matéria de;ANDRÉ SOUZA