NOVA IGUAÇU - Atolados na lama. Há quase cinco meses, quem vive na Estrada do Mugango, em Aliança, Nova Iguaçu, é obrigado a conviver com as péssimas condições da via, tomada pela lama. O estado da principal rua da região piorou depois que começaram as obras do condomínio Residencial Vila Provance, do “Minha casa, minha vida”.
Eles contam que, para colocar a rede de esgoto do novo empreendimento, os operários destruíram parte da via e não refizeram o asfalto. Com isso, os prejuízos começaram.
— A única linha de ônibus que passa por aqui já não vem mais. Os carros ficam atolados. Quem mora mais para dentro do bairro é obrigado a caminhar mais de meia hora até o início. E quem não pode? Temos muitos doentes morando aqui — afirma o aposentado Rudson Sampaio, de 70 anos.
A Estrada do Mugango tem pouco mais de cinco quilômetros de extensão. As chuvas que caíram nos últimos dias pioraram a situação da estrada. A manicure Amanda de Azevedo Barbosa, de 34, diz que sua filha ficou quase uma semana sem poder ir à escola porque era impossível sair de casa.
— Não tinha a menor condição de eu ir para a aula. Estudo aqui perto, mas não dava — conta Stéphanie Barbosa, de 15, que está no 8º ano.
Segundo a Caixa Econômica Federal, que financia a obra, a pavimentação da via está prevista para ser concluída até o fim do mês, uma vez que já terminaram as obras de drenagem. A empresa responsável pelo empreendimento, Villa Provance, não respondeu até o fechamento da edição. A Secretaria municipal de Obras informou que “todo e qualquer dano causado por obra de terceiros deverá ser reparado por quem faz a obra”. A Secretaria de Urbanismo, que fiscaliza as obras, foi acionada.
A Viação Nossa Senhora da Glória, responsável pela linha de ônibus que passava na via, não se pronunciou.
Via Jornal Extra