NOTICIAS SOBRE A BAIXADA.

NOTICIAS SOBRE A BAIXADA.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Caxias é destaque na III Conferência Mundial da ONU no Japão


As secretarias municipais de Educação, Defesa Civil e Políticas de Segurança representaram Duque de Caxias na III Conferência Mundial das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, realizada de 14 a 18 de março, em Sendai, no Japão.  O evento contou com representações de 187 países, 42 Organizações Governamentais, 236 Organizações Não-Governamentais (ONGs), 38 agências da ONU e 300 representantes do Setor Privado (incluindo o Brasil). Aproximadamente, 6.500 delegados participaram dos encontros intergovernamentais e multilaterais, e 40 mil pessoas dos fóruns públicos da conferência. Além disso, mais de 900 jornalistas da imprensa internacional fizeram a cobertura.

A participação de Caxias foi destaque com a apresentação do Projeto “Escolas Seguras, alunos resilientes”, pelo subsecretário de Proteção Comunitária, o major bombeiro militar Vilson Santos do Nascimento Júnior, no espaço denominado Ignite Stage. O grande sucesso deste projeto atraiu interesse de Henriette Ahrens, embaixadora da UNICEF na Armênia, de representantes do Ministério da Educação da Indonésia, entre outros participantes do encontro que buscaram mais informações sobre o projeto.

A conferência mundial foi composta de diversas atividades simultâneas, como apresentações e compartilhamento de experiências, fóruns, debates e reuniões de trabalho. Entretanto, o principal objetivo do evento foi a aprovação do Novo Acordo Internacional, que substituiu o Marco de Ação de Hyogo (2005-2015). Assim, na madrugada do dia 19 de março de 2015, após longas sessões de debates entre os representantes dos estados membros, foi aprovado o Sendai Framework for Disaster Risk Reduction 2015-2030 (Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030).

A delegação brasileira foi chefiada pelos ministros Gilberto Magalhães Occhi, da Integração Nacional, e de Milton Rondó Filho, coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome, do Ministério das Relações Exteriores. Esta delegação marcou presença com mais de 50 brasileiros. A prefeitura de Duque de Caxias enviou uma comitiva, chefiada pelo tenente-coronel bombeiro Jorge Ribeiro Lopes– subsecretário de Operações, com profissionais da SEMDECPS e da SME que participaram de todos os fóruns e painéis.

O projeto “Escolas Seguras, Alunos Resilientes” (Projeto ESAR) é uma parceria da Defesa Civil com a Educação tem entre seus objetivos ampliar e desenvolver o conceito de resiliência e a redução do risco de desastre nas comunidades escolares, utilizando as ferramentas pedagógicas do ciclo de palestras, atividades lúdicas, transversalidade no ensino e exercícios simulados de desocupação das instalações escolares. O projeto faz parte de uma estratégia para cumprir requisitos da campanha “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade Está se Preparando”, da ONU, na qual a cidade de Duque de Caxias é signatária.

A subsecretária de Ensino, Daniela Pereira da Silva, foi destaque na imprensa japonesa, ao analisar a experiência adquirida durante a conferência e de participar de um projeto de grande importância para Duque de Caxias.








Via; PMDC
Matéria de; Fabio Souza