A secretária Claudia Peixoto lembrou que os CRAS desenvolvem semanalmente, atividades voltadas para o bem-estar dos idosos e que para comemorar a passagem de cada mês é realizado um baile com uma temática diferente.
“Antigamente, o desafio das prefeituras era construir hospital infantil e fazer atividades voltadas para as crianças. Um dia conversando com a Claudia (Peixoto) fiz o alerta de que daqui a 10 anos o número de idosos vai ser o dobro do de crianças. É por isso que temos que desenvolver atividades para tornar o idoso produtivo, temos que criar programas para que essa parte da população possa trabalhar em uma creche ou cuidar de uma atividade da assistência social, ganhando para isso após se aposentar. Caxias tem que buscar fazer algo diferente, como já temos feito com o concurso para professores e, futuramente, para fiscal; e a anistia fiscal”, disse o prefeito, que após terminar de falar tirou a aposentada Maria Hélia Ferreira de Araújo, de 69 anos, para uma dança.“A realização dessas atividades é importante porque assim conseguimos viabilizar o acesso dos cidadãos aos seus direitos. A cada mês o baile tem um número maior de adeptos e isso é resultado do bom trabalho desenvolvido nos CRAS e também pelo serviço de Proteção Social Básica, do diretor Marcelo Catiti, que é o idealizador disso tudo. Quero agradecer a todos e desejar um feliz Dia das Mães para todos os que estiveram aqui e nos ajudaram a fazer essa linda festa”, agradeceu.
Animado, o casal Geraldo Oliveira da Silva, de 79 anos, e Lindalva Martina Lima, 74, foi um dos primeiros a aproveitar a pista de dança. Para eles, atividades como essa são muito importantes para a melhora da autoestima. “Essa é a melhor coisa para nossa saúde. A pessoa chega a uma idade que bate o desânimo e essas atividades nos dão um estímulo”, afirmou o professor de dança.
Participaram, também, do baile o deputado estadual Dica e o coordenador dos Conselhos Municipais de Assistência Social, Cesar Bezerra.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Com o objetivo fortalecer o vínculo entre os idosos e a sociedade, o SCFV viabiliza o acesso a atividades culturais dos idosos que moram no 4 distrito, além de contribuir para expansão das relações com outras pessoas. Cada equipamento possui uma programação semanal diferente.
Para fazer parte desse programa, o interessado deve apenas procurar um dos dez CRAS espalhados pelo município.
Via. PMDC
Matéria. André Souza