MESQUITA - A prefeitura realiza obras para garantir acessibilidade e mobilidade urbana nas calçadas do município. Algumas ruas do Centro da cidade já receberam as intervenções. São elas: Armando Sales Teixeira, José Alves Carneiro, Mister Watkins, Barão de Salusse e parte das ruas Lemos, Emílio Guadagny e Arthur de Oliveira Vecchi.
As calçadas ganharam pisos táteis, intertravados e cimentados. A subsecretária de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, Nathalia Tavares, frisou que as obras não irão ficar somente na região central do município. A padronização das calçadas será realizada nos centros de 17 bairros da cidade. Depois do Centro, será a vez de Vila Emil e Edson Passos”, explicou.
Paralelamente às obras, a prefeitura elabora, em parceria com a Firjan/Cirj Baixada Fluminense e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o Manual de Calçadas do Município. O documento está em fase de conclusão e sugere que as calçadas sejam feitas de acordo com as normas NBR 9050/2004. “Boa iniciativa da prefeitura”, disse a aposentada Odete Lima.
Em 2014, a prefeitura, por intermédio da secretaria de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos, criou, por meio do decreto nº 1.516, o Programa Municipal de Acessibilidade e o Selo Mesquita Acessível. O objetivo é incentivar e garantir que todos os estabelecimentos públicos da cidade sejam acessíveis a cadeirantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. O selo será concedido quando o imóvel permitir a acessibilidade parcial e total.
Via PMM