NOTICIAS SOBRE A BAIXADA.

NOTICIAS SOBRE A BAIXADA.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Mais de 2 mil benefícios do Bolsa Família são bloqueados em Nova Iguaçu



BAIXADA/ RIO - Medida atinge quem não atualizou os dados até janeiro. Saiba o que fazer para voltar a receber o auxílio

O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou ontem o bloqueio de 10.644 benefícios do Bolsa Família na Baixada Fluminense este mês. Só em Nova Iguaçu, 2.747 ficarão sem o benefício, o que corresponde a 43,5% das famílias que recebem recursos do programa na cidade. Em Duque de Caxias, o bloqueio atinge 1.641 beneficiários e, em Belford Roxo, 1.549.

— As famílias que fizerem a atualização até 20 de março poderão voltar a receber o Bolsa Família, desde que continuem com o perfil de acordo com o programa — diz a coordenadora-geral de administração de benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Caroline Paranayba.

De acordo com ela, quem atualizar os dados e continuar atendendo os critérios do programa poderá sacar o valor bloqueado.

A atualização deve ser feita nas prefeituras. O responsável pela família precisa apresentar CPF ou título de eleitor. É preciso ainda levar um dos seguintes documentos dos outros integrantes da família: certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão administrativa de nascimento do indígena (Rani), CPF, identidade, carteira de trabalho e previdência social ou título de eleitor.

Qualquer alteração no endereço, na renda, na composição familiar ou na localização da escola dos filhos (para acompanhamento da frequência escolar) deve ser comunicada à gestão municipal e registrada no cadastro da família.

A revisão começou em maio do ano passado e foi até o dia 16 de janeiro. Em todo o país, cerca de 470 mil famílias tiveram o benefício bloqueado, sendo 42.742 no estado do Rio. Elas estavam há mais de dois anos sem atualizar as informações e foram convocadas por mensagem no extrato do benefício, com a orientação para procurar os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou a prefeitura.


Via Jornal Extra
12/02/2015


L