MESQUITA - Para garantir a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento inclusivo e de promoção à igualdade social, a Secretaria de Assistencia social araves da Coordenadoria de Diversidade Sexual realiza nesta segunda-feira, 03, em alusao ao dia do Orgulho LGBT, uma roda de conversa entre militantes LGBT, profissionais de saúde, gestores públicos, representantes de grupos de movimentos sociais e comunidade em geral para discutir e informar sobre os direitos e demandas relacionadas ao SUS da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) e SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT, INCLUSÃO E AVANÇOS .
Na ocasião, foram discutidos, entre outros assuntos, hormonioterapia, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, procedimentos cirúrgicos de mudança de sexo e humanização de serviços de saúde.
A Secretaria de Assistência Socia, Kristina Quaresma, explica que se trata de mais uma oportunidade ímpar para discutir planejamento, intervenções práticas e mecanismos de qualificação de serviços públicos de saúde para atendimento das necessidades mais urgentes da comunidade LGBT local.
Entre os pontos abordados está o uso desorientado e clandestino de substâncias visando às modificações corporais, por exemplo.
Protocolo inédito
O encontro faz parte da finalização da construção do protocolo de acolhimento e fluxo de atendimento para a diversidade, que será adotado em Mesquita. “A existência de um protocolo específico vai contribuir para a orientação de profissionais de saúde para garantir o acolhimento adequado ao enfrentamento de dificuldades comuns na relação com o paciente, como dificuldade de assumir a orientação sexual diante de um profissional leigo e o medo de discriminação”, completa a coordenadora de Diversidade Sexual, Paulinha Única.
Estiveram presente a vereadora Cris Gemeãs,Vice-Prefeito Waltinho Paixão. Gerente de Direitos Humanos, Flavio Rossini, Coordenadores de Igualdade Racial, jovem da mulher, Conselho regional de Psicologia,Secretario de Cultura de Nilopolis entre outros.