
NOVA IGUAÇU - Há três meses, moradores da Rua Ceará, no bairro Jardim da Viga, em Nova Iguaçu, convivem com o esgoto jorrando na porta de casa. Segundo eles, o encanamento da rua que possui um quilômetro de extensão está entupido e há esgoto em diversos trechos da via. Além do esgoto, o asfalto da rua está oco e ameaça a ceder. Já é possível ver pequenos pontos de erosão pelo local e sentir o chão afofado pela umidade.
“Uma manilha quebrada nessa rua parece estar entupindo todo o encanamento que passa por baixo do chão. O asfalto está se desfazendo e já apresenta sinais de que vai formar um grande buraco”, contou o morador Thiago dos Santos.
O problema dos moradores fica ainda maior quando chove. Por ficar em um dos pontos mais baixos do bairro, a rua recebe toda a água escoada das ladeiras próximas fazendo com que o esgoto invada as casas. “Quando chove, essa rua alaga e joga toda a água poluída para dentro de nossas casas. Estamos convivendo com essa situação há pelo menos três meses e ninguém faz nada a respeito. Está difícil conviver com o mau cheiro e esse esgoto a céu aberto na porta das nossas casas” desabafou o morador.
A denúncia foi feita pelos moradores, eles relataram que, independente da intensidade de chuva, a rua fica totalmente tomada pelo esgoto. “Estamos com uma manilha quebrada há mais de três meses, e por conta deste problema com muita ou pouca chuva a rua vira um mar de esgoto”, contou a moradora.
Claudia afirma que o problema é ainda mais grave na porta de sua casa, mas que já está atingindo de forma mais impactante outros trechos. “A manilha quebrada está na esquina da Ceará com a esquina da Rua Barroso, mas o problema chegou ao trecho entre a Rua Doná Castorina e a Rua Barroso”, disse Claudia Guimarães.
O descaso com o local não para por ai, em outro trecho da rua, agora próximo ao número 107, a população local convive com lixo e a falta de pavimentação na área. Em uma breve passagem foi possível perceber a presença de moscas, roedores e outros insetos. Os moradores aguardam providências do poder público.
Via Jornal de Hoje
Por Gabriele Souza
19/03/2015
