
DUQUE DE CAXIAS - O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo deu nesta quarta-feira (04/03), o primeiro passo rumo à condição de hospital referência de ensino. A unidade de saúde lançou o seu novo e inédito Programa de Residência Médica. A iniciativa da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Unigranrio, contará nos dois próximos anos, com quatro novos médicos que farão parte dos programas de acesso direto com pós-graduação nas áreas de clínica médica e cirurgia geral. A iniciativa atende a uma promessa de campanha do prefeito Alexandre Cardoso, que desde o início de sua gestão trabalhou para que o Hospital Moacyr do Carmo tivesse de forma inédita o programa de residência médica. O programa atende as Normas e Resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.
“O maior desafio de uma cidade é recuperar a credibilidade do serviço público tendo responsabilidade naquilo que se está fazendo. É a realização de um sonho fazer um hospital público ter residência médica. Estamos dando este primeiro passo graças à equipe de saúde do município e a estrutura de aprendizado da Unigranrio. Significa que a Baixada Fluminense começa a ser diferente, com uma mudança de cultura. Tenho que agradecer o apoio do reitor Arody Cordeiro Herdy e a dedicação do secretário de Saúde, Camilo Junqueira”, disse o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso.
Segundo o secretário de Saúde, Camillo Junqueira, este era o início de uma mudança na área da saúde do município. “Este é um pequeno passo para uma grande mudança. Desde o início da gestão, o prefeito Alexandre Cardoso lançou este desafio em tentar transformar este hospital em uma unidade de ensino. Um hospital público se faz com assistência, pesquisa e ensino”, afirmou o secretário de saúde, Camilo Junqueira.
“Temos que parabenizar a equipe que realizou todo este processo seletivo pela lisura com que foi feito e fico ainda mais feliz com o mais alto nível do processo. Este é um passo importante para transformar este hospital no futuro em um diferencial na forma e na qualificação da mão de obra. Tudo isso mostra a vontade do prefeito Alexandre Cardoso em investir na melhor formação profissional dos profissionais de saúde do Moacyr do Carmo”, ressaltou o reitor da Unigranrio, Arody Cordeiro Herdy.
Pioneiras
As novas residentes são: Laís Fernandes, de 23 anos; Tamires Nogueira, de 25; Paula Lopes, de 24; e Nathália Barreto, de 28.
“Fazer parte deste pioneirismo no município é muito interessante e desafiador para a minha carreira como médica”, afirmou Nathália Barreto.
O evento contou ainda com as presenças do diretor do Hospital Moacyr do Carmo, Dr. Guilherme Ramalhoto, além de profissionais de saúde e professores da universidade.
O Programa de Residência Médica terá regime especial de treinamento em serviço de 60 horas semanais, totalizando 2.880 horas anuais, regulamentado pelo Decreto Federal nº 80.281, de 05/09/77, pela Lei Federal nº 6.932 de 07/07/81.
Via PMDC